PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO NA AMPLA EM PASSO FUNDO E NO HOSPITAL SÃO JOSÉ DE DAVID CANABARRO

Na ultima sexta feira dia 12 de março de 2021 o prefeito municipal Sr. Adair Barilli esteve na cidade de Passo Fundo participando da reunião da AMPLA (Associação dos municípios do Planalto Médio) onde fora  discutido assuntos de extrema importância para o bom funcionamento dos trabalhos  que a associação desenvolve junto aos municípios do planalto médio associados a esta. Os principais assuntos discutido dizem respeito a criação do regimento interno da entidade, assuntos relativos ao ICMS 2021 e, ainda, fora analisado o plano de trabalho atual que a entidade possui com os hospitais de Passo Fundo, principalmente no atinente sobre o valor repassado pelos municípios à associação e, posteriormente  é feito o repasse aos hospitais de Passo Fundo. Frisou-se que os valores repassados não estão sendo suficientes para custear as despesas devido ao agravamento da pandemia do Covid-19. Após ampla discussão entre os presentes ficou decidido que o valor será aumentado em 100% (cem por cento) do valor atual por cada município, ou seja, dos atuais R$0,50 (cinquenta centavos) por habitante que cada município repassa, serão repassados R$1.00 (um real) por habitante, desde que cada poder Legislativo aprove o aumento da despesa de cada município para ajudar nas despesas de prevenção e tratamento dos infectados pelo covid-19.

Para o prefeito Adair o momento é de incertezas a respeito da situação de nossa saúde e os reflexos econômicos decorrentes da situação sanitária a que estamos acometidos. Preocupado com a saúde de nossos munícipes e, no intuito de agilizar possíveis medidas para enfrentar a situação pandêmica, o executivo municipal encaminhou projeto ao legislativo para “aquisição de vacinas, medicamentos e equipamentos para o enfrentamento da pandemia” e, prontamente, os vereadores aprovaram o projeto de tal sorte a trazer, o mais rápido possível, ao nosso município, as vacinas e medicamentos para combater essa “temida” pandemia. Assim que houver a possibilidade de comercialização das vacinas e a união e o estado não puderem dispor, de imediato, o executivo municipal, através de convênio com a AMPLA, buscará adquirir vacinas para todos os munícipes.

Também na data de 17 de março, o executivo municipal de Muliterno esteve reunido, em David Canabarro, com representantes dos municípios de Ciríaco, David Canabarro, Vanini e a direção do Hospital São José de David Canabarro. A direção do hospital falou das dificuldades financeiras da entidade e pediu a colaboração dos municípios. Os representantes de cada município decidiram, caso as Câmaras Municipais aprovem, que repassarão, também, ao hospital São José de David Canabarro, o valor de R$1.00 (um real) por habitante de cada município ao mês.

É imprescindível, neste momento, a união de todos no sentido de amenizar as consequências dessa pandemia e todos nos sensibilizarmos dando a nossa contribuição em prol de nossa saúde para que possamos passar por essa situação difícil e retornarmos a uma vida “normal” com todos os cidadãos podendo trabalhar e se divertir sem a preocupação de pegar e/ou transmitir o Covi19.

Posted in Sem categoria.