Nossa História

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

Em 1801, as terras que formam o município de Muliterno passaram a pertencer à jurisdição de Rio Pardo; em 1834, a Cruz Alta; em 1857, a Passo Fundo, do qual se tornaria Distrito em 1960. Em 1966, passou a ser Distrito de Ciríaco, emancipado no ano anterior e só então veio se emancipar em 1992. 

O município está localizado no Nordeste Rio-grandense e faz parte da Microrregião de Erechim, abrange uma área de 109,50 km² na região planalto do estado, fazendo divisa com os munícipios de David Canabarro, Ibiraiaras, Ciríaco e Caseiros. Muliterno é constituído de 09 capelas, sendo elas: São Miguel, Santo Antônio, São Pedro, Santa Lúcia, Santa Bárbara, Passo da Raiz, Canhada Funda, Nossa Senhora das Graças e Saletinha. Apresenta uma temperatura amena, localizado em um dos pontos mais altos da região, com 897 metros acima do nível do mar. Possui uma população estimada (2010) de 1.813 habitantes e Densidade Demográfica de 16,31 hab./km².

O município apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,689. O município ocupa 301º colocação no Estado, sendo o Produto Interno Bruto (PIB) R$ 25.968,75.

No passado distante, a região de Muliterno era povoada por tribos indígenas. A entrada de expedições brancas dispersou as comunidades (bandeirantes). Após pertencer às terras guaraníticas, a região foi ocupada pelos paulistas no início do século XIX, com a abertura da estrada das tropas, ligando as Missões e a fronteira a São Paulo. (Esta estrada veio dar origem a atual BR-285). A partir de 1920, a região passou a ser ocupada por filhos de imigrantes italianos provenientes de São Domingos, Casca, Veranópolis, Nova Prata, Campo do Meio e Guaporé, que passaram a se dedicar á agricultura familiar.

Assim surgiu o povoado denominado José Muliterno, por iniciativa de Libório Pimentel, fundador do povoado, e em homenagem a família Muliterno, antiga proprietária das terras da região.

  Os primeiros habitantes lusos foram às famílias de Pedro Ferraz, Bonifácio da Silva, entre outras, seguidas das famílias italianas de Antônio Sheppo, Casemiro Pitton, Luiz Pietá, Reinaldo Demichelli, Silvio Bedin, Belmiro Refosco, Bortolo Marini, João Tonial, Ernesto Zanquetta, AngeloBonamigo, Máximo Tofollo, Valério e Antônio Tofollo, João Colussi, João Pelissaro, Pedro Brustolin, Antônio José Pittone Flores Frazão. 
     Em 26 de outubro de 1989, os Vereadores Vilmar Luiz Marini  e  Amarildo LuizAstolfi convocaram uma assembleia da população, quando foi lançada a ideia emancipacionista. Em 20 de  novembro foi eleita uma Comissão Emancipacionista que levaria a bom termo a proposta, concretizadaem 20 de março de 1992, com a criação do município de Muliterno pela Lei Estadual nº 9.543 desmembrando-se dos municípios vizinhos.  

O Município tem seu nome baseado em seus primeiros moradores, a Família de José Muliterno e sua esposa Dona Guilhermina Oliveira Muliterno. Natural de Nápolis – Itália chegou ao Brasil por volta de 1870 no Paraná e logo após o Rio Grande do Sul onde hoje é Muliterno. O Coronel Libório Pimentel foi outro pioneiro que instalou a primeira serraria com o Senhor AntonioSchepo, na mesma época veio Belmiro Refosco, Reinaldo Demichelli e Casemiro Pitton.

 Em 02-05-1990 através do Processo nº 336-01.00/90-7 é credenciada a Comissão Emancipacionista formada pelos Senhores: João AntonioRugini, Faustino Santo Tumelero, Vilmar Luiz Marini, Amarildo Luiz Astolfi, Darci Brollo, Egídio Rugini, Celeste Bizeski, Silvino Bernardi, Edivar José Lanzarini, Claudino Pitton, RessieriColussi e DeonídioMognon.

Em 10-11-1991 foi realizado o plebiscito, sendo em 20 de março de 1992 através da Lei Estadual nº 9.543 sancionada pelo Governador Alceu Collares criando o Município de Muliterno.

Formação Administrativa

 Distrito criado com a denominação de Muliterno, pela lei estadual nº 957, 10-11-1961, subordinado ao município de Passo Fundo. Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o distrito de Muliterno, figura no município de Passo Fundo.

Pela lei estadual nº 5195, de 28-12-1965, o distrito de Muliterno, foi transferido do município de Passo Fundo para constituir o novo município de Ciríaco. Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o distrito de Muliterno. Elevado à categoria de município com a denominação de Muliterno, pela lei estadual nº 9543, de 20-03-1992, desmembrado do município de Ciríaco. Sede no antigo distrito de Muliterno. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Aspectos Geográficos

O município de Muliterno localiza-se no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Vizinho dos municípios de Ciríaco, Caseiros e Ibiraiaras, Muliterno se situa a 27 km a Sul-Oeste de Lagoa Vermelha a maior cidade nos arredores.

Situado a 816 metros de altitude. As coordenadas geográficas do município Latitude: 28° 19′ 47” SulLongitude: 51° 46′ 12” Oeste.

Aspecto Sócio Econômico

As atividades econômicas do município estão centradas na agricultura e pecuária, consequentemente são essas atividades que possibilitam o maior desenvolvimento do município nos seus diversos setores. A agricultura é a atividade predominante, os cultivos são de soja (predominante), milho, feijão, batata e trigo.Nos últimos tempos também vem crescendo a produção de hortaliças, legumes e frutas.

Na pecuária, predomina-se a criação de bovinos de leite e na criação de galinhas, suínos. 

Aspectos Culturais

A cultura no município tem suas origens no tradicionalismo gaúcho, tendo como valores o resgate e a preservação das nossas raízes culturais. O município conta com O grupo de dança tradicionalista mirin e juvenil onde ocorrem ensaios semanais.

Na música, destaca-se, neste momento, com a banda municipal, bem comodiversos grupos instrumentais e vocais, são realizados ensaios semanais e apresentações em diversas festividades. Os eventos culturais mais significativos do município realizam-se no mês de setembro, durante a semana farroupilha, com vários eventos culturais.

No aspecto religioso destaca-se a festa religiosa em homenagem ao padroeiro do município, Santo Antônio, no mês de junho. Em julho todos os anos é realizada a festa em homenagem aos colonos e motoristas, incentivando e valorizando os mesmos pelo trabalho e dedicação para o desenvolvimento e crescimento do munícipio pelo esforço e trabalho realizado.

Aspectos Desportivos

O Município possui um salão comunitário poli esportivo, um campo de futebol com medida oficial localizado no centro do município. Também conta com a escolinha de futebol com um professor que trabalha com alunos de faixa etária entre 06 a 17anos de idade realizando aulas semanais para meninos e meninas. As equipes participam de competições regionais.

As atividades desportivas realizadas anualmente contam com a participação de atletas amadores do município e consistem em campeonatos de futsal e futebol sete, em todas as categorias.

Aspectos Educacionais

A rede municipal de ensino está vinculada a 7ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado.

Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação foi criada em 1º de janeiro de 1993. Sofreualteração em sua estrutura administrativa na Lei 760 de 27 de agosto de 2002, quando foi transferido o Departamento de Turismo para a Secretaria de Educação, passa então a chamar-se Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.

O Departamento de Ensino é composto pelas escolas, de responsabilidade do Município, com suas direções que tem a responsabilidade de administrar, controlar o equipamento, material, merenda e transporte recebidos; planejar os trabalhos da escola; executar os projetos e programas estabelecidos pela Secretaria; criar meios de melhorar o ambiente da escola e o nível de aprendizado; orientar os professores e alunos. Àsescolas promovem a educação, a cultura e o desporto numa linha de comprometimentocom um ensino de qualidade, adequado à realidade, favorecendo a formação de umhomem independente, crítico, criativo e capaz de operar mudanças. As escolas rurais,ainda devem atuar no sentido de propiciar ao homem do campo oportunidade decrescimento sociocultural e educativo, sendo instrumento transformador do meio com oqual se identifica visando a permanência sustentável nas áreas rurais.

COMÉRCIO

O comércio local vem crescendo gradativamente, nas diferentes áreas e oportunizando emprego aos munícipes e contribuindo para o desenvolvimento do município. Como por exemplo: acessórios, comércio de calçados e vestuário, fábrica de calçados, fábrica de molduras, comércio de hortifrutigranjeiros diversos, oficinas mecânicas, entre outros.

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

LEI MUNICIPAL Nº 089, DE 18/02/1994
É instituído o Brasão Municipal como Símbolo Oficial do Município de Muliterno, RS.
O Brasão Municipal constitui-se da seguinte simbologia e seus respectivos significados:

Escudo dividido em 3 (três) partes, sendo as 2 (duas) partes superiores com a mesma extensão, já a parte inferior é maior; no quadro superior, à esquerda, em primeiro Plano, aparece um pé de Erva-Mate representando uma das riquezas Município e uma cuia com erva-mate e bomba representa a tradição que também se faz presente, no quadro superior à direita, encontra-se dois suínos e duas aves, representando, respectivamente a suinocultura e a avicultura desenvolvida no Município, no quadro inferior, aparece um rio ao centro, simbolizando que o Município divide Planalto e a Serra, e também as bacias e do Uruguai e Jacuí; à sua esquerda aparece o solo plano que representa o Planalto, e uma vaca, representando o gado leiteiro e a pecuária, já a direita do rio, aparece o solo ondulado representando a Serra e sobre ele, matos representando as florestas existentes; o fundo do escudo o azul que representa o céu. O escudo contornado por uma faixa amarela representando as riquezas do Município; ladeiam o escudo, à esquerda milho e o trigo à direita a soja e a batata inglesa, produtos de maior destaque da agricultura, destinados ao comércio e à alimentação humana e animal; abaixo do escudo, um listel em vermelho, representando o fogo, a indústria e o comércio, em seu interior, na cor preta aparece da esquerda para a direita, o dia e o mês de criação do Município: 20-03, e nome oficial do Município e a sigla do Estado: MULITERNO – RS, e o ano de criação do Município: 1992; na parte superior de escudo, aparece uma coroa na cor vermelha, representando a luta do povo pela emancipação e nobreza; a coroa possui 3 (três) torres que representam os 3 (três) Municípios-Mães: Ciríaco, Ibiraiaras e David Canabarro, em cada torre, uma porta representando os três caminhos que formam a força propulsora para o progresso e desenvolvimento, que são o Poder Executivo, o Poder Legislativo e a Comunidade.

LEI MUNICIPAL Nº 318, DE 03/04/2000

Hino, com Letra e Música do Professor José Girardello, Símbolo do Município de Muliterno, conforme transcrito a seguir:

Imigrantes de terras estranhas
Para cá começaram a vir,
Atraídos por tuas entranhas,
Detentoras de um lindo por vir.
Com coragem os teus pioneiros
Iniciaram a bela história,
E o trabalho do teu povo ordeiro
Faz de ti uma terra de glórias.
Muliterno,
Aquela confiança,
Aquela esperança,
Te fizeram crescer.
Muliterno
O nosso labor,
O nosso amor
Te farão vencer./

Lealdade é marca de tua gente,
Está inserida no seu coração,
E com amor sincero e ardente
Dá sua vida por este torrão
Nós amamos a tudo o que tens,
Para nós tudo é um relicário
E lutamos sempre pelo bem,
Deste querido torrão legendário.
Muliterno,
Com muita humildade
E com lealdade,
Te fizeram crescer.
Muliterno,
O nosso labor,
O nosso amor,
Te farão vencer./

O teu solo que é rico e fecundo,
Sempre o foi desde os tempos de outrora.
Para nós é o mais lindo do mundo,
Pois nos mostra as mais lindas auroras.
O trabalho e o convívio fraterno,
Do teu povo ordeiro e gentil,
Faz de ti oh linda Muliterno!
Um pedacinho de nosso Brasil.
Muliterno,
Com amor profundo
E suor fecundo
Te fizeram crescer.
Muliterno,
O nosso labor,
O nosso amor,
Te farão vencer./

FERIADOS MUNICIPAIS

 Dia 20 de março – Dia da Emancipação Municipal;
 Dia 13 de junho – Santo Antônio – Padroeiro do Município;
 Dia 08 de dezembro – Dia de Imaculada Conceição; (NR)(redação estabelecida pelo art. 1º da Lei Municipal nº 1.270, de 08.01.2018)
 Dia 15 de Outubro – Dia do Professor, somente nas escolas e creches municipais; (AC)(alínea acrescentada pela Lei Municipal nº 758, de 01.12.2008)
 Dia 28 de Outubro – Dia do Servidor Público, exceto nas escolas e creches municipais. (AC)(alínea acrescentada pela Lei Municipal nº 758, de 01.12.2008)

TÍTULO HONORÍFICO

LEI MUNICIPAL Nº 039, DE 07/06/1993

CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO MULITERNENSE AO Sr. JOSÉ MULITERNO

A homenagem é concedida in memoriam pela concessão do seu nome à nossa Comunidade Municipal.